Blockchain para o Comum Global

22 de Fevereiro de 2020 - sábado

Qual o papel da tecnologia Blockchain na busca por soluções para os problemas de gestão e sustentabilidade dos comuns globais? Em que medida esta tecnologia pode ser empregada para oferecer um sistema de tomada de decisão transparente, contratos inteligentes, mecanismos descentalizados e incentivos para colaboração, cooperação, formação de consenso e credibiidade particularmente para a governança, proteção, restauração e regeneração do comum global?

O comum global abrange diferentes tipos de recursos. Podem ser os oceanos e a atmosfera; as florestas e os recursos hídricos; os recursos digitais e mesmo o sistema financeiro global. Já a tecnologia Blockchain, por suas características – distribuída, encriptada, geralmente pública e imutável –, oferece um alto grau de confiança nos dados e nos acordos realizados. Quais são as possibilidades de articulação entre esses dois campos? Que aplicações Blockchain têm sido implementadas nas mais diversas iniciativas envolvendo os comuns globais?

Essas são algumas das questões levantadas pela chamada da Fronteirs in Blockchain, aberta até 28 de fevereiro de 2020. A publicação é Open Access e cobra pelo processamento dos artigos (APC), mas é possível pleitear gratuidade caso o autor não obtenha financiamento.

Mais informações em https://www.frontiersin.org/research-topics/11286/blockchain-for-the-global-commons

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 5 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.