Sessão Temática sobre Ciência Aberta do Esocite 2018

10 de Março de 2018 - sábado

Está aberta a chamada para a submissão de resumos ao Esocite 2018 - XII Jornadas Latinoamericanas de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología, que este ano tem como tema "Ciudadanías del Conocimiento: Nuevas Formas Y Tensiones En El Hacer Y Pensar La Ciencia, La Tecnología Y La Sociedad".

Em especial, destacamos a Sessão Temática "Do acesso aberto à ciência aberta: desafios, politicas e práticas no contexto latino-americano", coordenada pelos professores Sarita Albagli, IBCT/UFRJ, Brasil; Carla Alvial Palavicino, NUMIES/UDP, Chile; María Alejandra Tejeda, Universidad Javeriana y STePS – Universidad de Twente, Colombia; e Mariano Fressoli, Fundación CENIT, Argentina.

O objetivo do painel é entender como as experiências de ciência aberta podem lidar com as tensões que existem com as práticas convencionais de produção e comunicação científica. Para tal, são exploradas questões como: Quais são os diferentes significados da abertura da ciência? Como se conciliam seus interesses pela abertura com as necessidades para cumprir os atuais esquemas de avaliação e incentivo? Em que modelos e critérios institucionais e regulatórios para avaliação, incentivo e promoção da abertura na ciência nossa região poderia se inspirar? Como se articula o papel do acesso aberto, suas políticas e práticas frente às novas questões trazidas pelo movimento da ciência aberta e as diferenças que existem entre o sul e o norte global?

O encontro será realizado de 18 a 20 de julho, em Santiago do Chile.

Clique aqui para inscrever-se.

 

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
9 + 3 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.