2ed. Lab de Emergência

Por Bia Martins

A segunda edição do Lab de Emergência – Reconfigurando o futuro foi realizada de 15 a 21 de junho, por iniciativa da Silo Arte e Latitude Rural junto ao Instituto ProComum, com o apoio da Artigo19 e Digital Ocean e em parceria com AmerekBela BadernaCareablesCasa Criatura, Lab Coco, DatalabeColetivo EtineranciasFrena la CurvaGambiologiaGênero e NúmeroHorta InteligenteInstituto ElosInstituto Update,MediaLab.UFRJMulheres do FuturoMuseu da Mantiqueira, No-Budget Science, OlabiPretalabRedes da MaréSegura a OndaThink Olga e A Tramadora.

Desta vez foram selecionados 16 projetos que envolveram 235 participantes, entre proponentes, colaboradores, mentores e mediadores. A proposta do Lab é promover um diálogo entre diferentes saberes: os conhecimentos populares, a ciência e as novas tecnologias. E também proporcionar o encontro de públicos diversos, especialmente o de periferias urbanas e rurais, e diferentes gerações.

A ideia é que esses projetos, voltados para o enfrentamento da pandemia, sejam desenvolvidos de forma colaborativa e sob licenças livres para que possam ser replicados e adaptados a outros contextos. Por conta disso, todos os projetos chegaram ao final com documentação organizada.

Para ter uma noção da diversidade do que rolou por lá, destacamos alguns projetos:

A Rede de Solidariedade entre Parentes na Pandemia é formada por mulheres do povo Terena que organizaram uma campanha de arrecadação de recursos na Vakinha, que serão direcionados a três aldeias no Mato Grosso do Sul. 

O projeto Inclusive é um guia para criação de redes livres e autônomas para comunidades com baixa conectividade à internet ou em situação de isolamento social, visando o compartilhamento de materiais didáticos.

Já o Móvel Livre é uma plataforma colaborativa para difusão de móveis com licenças livres a fim de contribuir com a melhoria dos espaços domésticos na quarentena.

De forma mais lúdica, a plataforma Liberte o Futuro convida as pessoas a fazerem vídeos de 1min em suas redes sociais usando as hashtags #liberteofuturo ou #freethefuture propondo futuros pós pandemia.

A documentação de todos os projetos pode ser conferida em: https://labdeemergencia.silo.org.br/2ed/pt/

As lives temáticas estão disponíveis em:  https://www.youtube.com/playlist?list=PL1H9MV88EWPrxLmRa7ooS80GeAv75veZP

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
6 + 8 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.