3ed. Laboratório de Emergência

Por Bia Martins

A 3ª edição do Laboratório de Emergência COVID-19, com o tema Inflexões: Estratégias e Novas Narrativas, chegou ao final com o desenvolvimento de 16 projetos bem diversos, todos documentados e com licenças livres.

Realizado totalmente on-line e de forma colaborativa, o lab teve duas chamadas, uma para projetos e outra para colaboradores, com foco sobretudo nas periferias rurais e urbanas. Sua proposta é fomentar o encontro de diferentes culturas, saberes e gerações para promover o diálogo entre os conhecimentos populares, a ciência e as novas tecnologias.

Destacamos o projeto Bonda Gambiarra, uma iniciativa aberta que parte do conceito de gambiarra como uma forma de aproximar a tecnologia da realidade das periferias a fim de produzir material e conteúdo para criação de repertório para professorxs de ensino fundamental e ensino médio. Entendem a gambiarra como um modo de vida que incentiva a Sevirologia, ou a arte de se virar, numa postura ativa em relação ao mundo. A produção de conteúdos e propostas de atividades serão disponibilizados no perfil do Instagram @bondeda_gambiarra, que também contará com a participação do público. Conheça os detalhes do projeto em https://labdeemergencia.silo.org.br/3ed/pt/bonde-da-gambiarra/

Esta edição do Lab é uma iniciativa da Silo - Arte e Latitude Rural com apoio do Instituto Ibirapitanga, em parceria com Amerek, Bela Baderna, Casa Criatura, Festival Circular do Bem Viver, Lab Coco, Datalabe, Coletivo Etinerancias, Frena la Curva, Gambiologia, Gênero e Número, Grupo de Experimentações Poéticas e Políticas do Sensível – GEPPS – USP, Horta Inteligente, Instituto Elos, Instituto Update, Instituto Procomum, MediaLab.UFRJ, Mulheres do Futuro, Museu da Mantiqueira, No-Budget Science, Olabi, Oráculo, Pretalab, Redes da Maré, Segura a Onda, Think Olga, A Tramadora e TransLab.URB.

Confira os outros projetos do lab em https://labdeemergencia.silo.org.br/3ed/pt/

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 0 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.