Alquimétricos - Educação, Arte e Tecnologia

Alquimétricos

Por Bia Martins

Brinquedos didáticos ecotecnológicos de código aberto que ajudam a aprender brincando vários conteúdos em disciplinas tão diversas como Física, Geometria, Química, Matemática, Arquitetura, Artes e muito mais. Esta é a proposta da Alquimétricos, uma iniciativa maker no estilo DIY (Faça Você Mesmo), que utiliza processos analógicos e digitais na produção dos artefatos. 

Seu objetivo é oferecer material didático de baixo custo que pode ser compartilhado livremente. As plantas e designs do kit de brinquedos podem ser baixados no GitHub. Também é disponibilizado um guia didático para pais e educadores com as instruções para construir os brinquedos e realizar as atividades. O projeto tem ainda uma preocupação ecológica, ao usar materiais reciclados e alternativos, questionando assim o consumo e a obsolescência programada.

Os brinquedos ecotecnológicos, além de excelentes recursos pedagógicos para diversas disciplinas, estimulam a imaginação e a criatividade, até porque são construídos pelos próprios participantes. Por isso, são recomendados para o ensino de crianças e adolescentes em escolas, e também são muito bem-vindos como mais uma ferramenta para preencher de forma inventiva a vida das famílias nesse período de quarentena prolongada. Além disso, são ótimas alternativas para comunidades que não têm acesso aos jogos modulares industriais.

O projeto, criado em 2015 por Fernando Daguanno, argentino radicado no Rio de Janeiro, atualmente é formado por uma comunidade de colaboradores, interdisciplinar e internacional, com interesse em articular educação com tecnologia, artes e ciências, dentro de uma proposta aberta e inclusiva.

Os brinquedos são basicamente blocos de montar geométricos, com os quais é possível construir estruturas geodésicas e infinitas outras possibilidades - planas e tridimensionais, simples ou complexas, estáticas ou móveis - que convidam, através do jogo, ao aprendizado. O destaque fica para o icosaedro (na foto acima) que serve de apoio para vários conteúdos didáticos. Também fazem sucesso os Alquibots, estruturas simples, como a Vibra Caneta Bot, que apresentam a robótica de forma lúdica e inventiva. Confira no vídeo abaixo:

A iniciativa tem circulado pelo mundo e já recebeu alguns prêmios como ArCiTec de Artes, Ciência e Tecnologia da Universidad Tecnológica Nacional - Facultad Regional Buenos Aires, Argentina, e integrou a fellowship 2018 do Desafio de Aprendizagem Criativo patrocinado pelo MIT Media Lab e a Fundação Lemann.

Para crescer e se difundir, os Alquimétricos buscam colaboradores e/ou contribuições. Vamos participar?

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
2 + 16 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.