Artigos acadêmicos interativos – Altmetria em debate

Por Bia Martins

Os muros da academia, aos poucos, se abrem para maior interlocução com a sociedade. Um exemplo disso são os artigos interativos que estão sendo publicados pela revista Ciência Hoje. O formato é o seguinte: os autores lançam uma ideia inicial que será debatida com o público leigo através comentários, e a proposta é que esse diálogo contribua para a elaboração final do texto.

O artigo interativo mais recente tem como tema o papel da altmetria, que são métricas alternativas para acompanhar e avaliar a ciência. Esses índices refletem a repercussão de um artigo nas redes sociais e também em blogs e sites, e já são empregadas por vários periódicos de renome como PLOS ONE e Nature Communications, por exemplo.  

Os autores do artigo são o professor Fábio Gouveia e doutoranda Iara Vidal, ambos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT-UFRJ.

Na chamada do artigo, o professor propõe o debate:

“A gente quer pensar junto com vocês, como essas novas mídias podem estar revelando a ciência num ambiente onde a academia e a sociedade estão ali juntas refletindo e se apropriando do debate, das controvérsias e das descobertas científicas. Será que a gente vai conseguir transformar polegares e  corações em indicadores para a ciência?”

O artigo foi lançado em junho e já tem vários comentários do público e respostas dos autores. Vale a pena conferir esse diálogo e, depois, acompanhar o resultado. 

Assista abaixo à chamada do artigo pelo professor Fábio Gouveia.

 

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
8 + 1 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.