Ferramentas para encontrar artigos em acesso aberto

Por Bia Martins

As políticas de acesso aberto para publicações científicas vêm crescendo em todo mundo. Atualmente, há milhões de artigos das mais diferentes áreas de conhecimento disponíveis gratuitamente on-line. Por vezes, é possível encontrar trabalhos publicados em revistas fechadas e pagas disponíveis em repositórios abertos e livres, pelos mais variados motivos. Por exemplo, muitas vezes além de publicar em revistas acadêmicas, o pesquisador deposita uma cópia livre na biblioteca de sua instituição ou no site do seu grupo de pesquisa.

Para facilitar a busca por publicações abertas, foram criadas algumas ferramentas que ajudam a localizar versões abertas dos artigos e, por vezes, oferecem outros serviços agregados.

A mais simples de utilizar é o Open Access Button, que funciona como um site de busca de artigos acadêmicos abertos. Só é preciso fornecer algum parâmetro - como DOI, URL, título ou citação, entre outros - para obter a resposta.

Um pouco mais complexo, mas ainda bem amigável é o Botão do Google Acadêmico, que opera como uma extensão do Google Chrome. Com ele é possível encontrar um texto completo na web ou na sua biblioteca universitária, bastando selecionar o título do documento na página que você estiver lendo e clicar no botão. Além disso, a ferramenta ajuda também a formatar referências, o que pode ser bem útil.

Botão do Google Acadêmico

O Botão do Google Acadêmico abre uma janela pop-up com informações sobre onde encontrar o artigo em acesso aberto

Outra ferramenta é o Unpaywall que funciona também como uma extensão do seu  navegador. Com ele instalado, quando você acessar a página de apresentação de um artigo, aparecerá um cadeado do lado esquerdo em diferentes cores com diferentes significados. O dourado quer dizer que o artigo está em um periódico de acesso aberto. O verde diz que há uma versão aberta do artigo em um repositório institucional ou um servidor de preprints. Nesses dois casos, basta clicar no cadeado para abrir uma cópia livre do texto. Mas se a cor do cadeado for cinza, infelizmente não foi encontrada uma versão aberta do texto que você procura.

Unpaywall

O cadeado verde do lado direito da tela quer dizer que há uma cópia livre do texto em repositório institucional ou servidor de preprints

Uma opção mais complexa, mas com várias funções agregadas, é a Lazy Scholar. Além do texto livre completo, fornece citações, artigos relacionados, métricas do periódico, comentários etc. Mais que isso, a ferramenta aos poucos vai conhecendo quais são seus interesses de pesquisa e passa a oferecer recomendações de leitura.  A configuração do plugin é um pouco trabalhosa, mas também é possível deixar tudo em modo padrão (default), se preferir. 

Lazy Scholar

O Lazy Scholar mostra na barra superior do site informações sobre o texto em acesso aberto, métricas, dados no Mendeley etc.

Com um pouco de tempo e paciência, o mais interessante é instalar todos esses plugins e testá-los para ver o que apresenta o melhor resultado para sua pesquisa, lembrando que eles podem ser complementares já que cada um deles tem parâmetros diferentes de busca e abrangência.

Além de todas essas opções, vale também pesquisar nas plataformas ResearchGate e Academia.edu, redes sociais de pesquisadores, já que muitos disponibilizam uma cópia livre de seu artigo, mesmo os publicados em revistas fechadas, pelo interesse em disseminar seu trabalho junto a seus pares.

Por último, se nada disso funcionar, ainda existe o Sci-Hub que mesmo com toda a reação contrária da indústria das publicações fechadas, continua com espelhos ativos.

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
3 + 1 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.