Mapa de Serviços Abertos

Mapa de Serviços Abertos

O movimento por Recursos Educacionais Abertos (REA) acaba de ganhar um grande reforço: o Mapa de Serviços Abertos, com informações sobre prestadores de serviço que trabalham com a lógica e a ética do software livre e dos REA. O objetivo é facilitar o contato entre fornecedores de soluções abertas e gestores de instituições de ensino para incentivar o crescimento desse ecossistema.

O cadastro é feito diretamente pelo prestador de serviço e, para participar, não é necessário trabalhar exclusivamente com software livre e REA, mas ter um portifólio de serviço nessa área, voltado para a educação. Os registros são depois conferidos pelos administradores do projeto que conferem se o serviço de fato existe, mas não se responsabilizam por sua qualidade já que não têm como se assegurar disso.

Infelizmente a utilização de software proprietário para Educação a Distância aumentou ainda mais agora no período da pandemia. Sabemos que a utilização de pacotes como GSuite ou Microsoft Teams representa sério risco não só para a privacidade de professores e alunos, já que eles capturam os dados pessoais para monetizá-los, mas também para a própria soberania da pesquisa nacional, como já escrevemos neste post aqui.

Enfim uma boa notícia para os militantes da Educação Aberta. Vamos ajudar a divulgar essa importante iniciativa para fortalecer as alternativas ao modelo corporativista e ao vigilantismo.

O projeto é uma realização da Iniciativa Educação Aberta, em cooperação com a UNESCO e  com coordenação do professor Tel Amiel, referência na área no País.

 

 

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
3 + 6 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.