Mozilla Science Lab em apoio à Ciência Aberta

Por Bia Martins

Que a Ciência Aberta e o software livre têm muito em comum, já sabemos. É reconhecida a influência do software livre para o surgimento do movimento Ciência Aberta, que preconiza os mesmos preceitos de que a informação deve ser livre para que o conhecimento possa se desenvolver o mais amplamente possível.

Mas os laços entre os dois movimentos não estão apenas nos valores compartilhados, chegam mesmo à chamada mão na massa. É o caso da iniciativa Mozilla Science Lab que se define como uma comunidade de pesquisadores, desenvolvedores e bibliotecários que trabalham pela pesquisa aberta e acessível.

Para quem não sabe a Mozilla é uma comunidade de software livre criada em 1998 por desenvolvedores do antigo navegador Netscape. Entre seus compromissos estão a construção de tecnologias abertas e a manutenção da internet como uma plataforma livre em prol do benefício público.  Atualmente seu principal software é o navegador Firefox , o terceiro mais utilizado no mundo.

O Mozilla Science Lab tem várias frentes de apoio à pesquisa acadêmica com o objetivo de maximizar o acesso a publicações, dados, códigos e outros materiais envolvidos nas investigações científicas. São oferecidas quatro bolsas de estudo por ano, desde 2016, para formar novos líderes de pesquisa aberta. Além disso, incentiva a formação de grupos de estudo e a troca de informações entre pesquisadores ao redor do mundo.

Por outro lado, há uma série de eventos com a finalidade de repassar o conhecimento técnico do movimento software livre para os cientistas. Os Working Open Workshops, realizados periodicamente, abordam uma gama de recursos para práticas abertas de pesquisa, como software, hardware e até mesmo financiamento abertos. Existe ainda uma oficina de introdução ao GitHub, uma plataforma de hospedagem de código-fonte muito usada por programadores de software livre e também útil para projetos científicos.

Confira em https://science.mozilla.org/

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
11 + 3 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.