Recursos Educacionais Abertos

Por Bia Martins

Parte do movimento Ciência Aberta, os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais didáticos como livros, artigos de pesquisa, planos de aula, vídeos, software, slides e outras ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem que podem ser usados livremente por todos, professores e alunos, inclusive remixados na produção de outros recursos derivados. Em linhas gerais, sua proposta é aproveitar a interatividade e a conectividade da rede para incentivar a mais ampla circulação de recursos didáticos a fim de, não só facilitar o acesso ao conhecimento, mas possibilitar que mais pessoas possam participar de sua produção.

Para isso, dois princípios são importantes. Por um lado, esses recursos devem estar livres de barreiras legais, ou seja, devem estar sob domínio público ou com licenças livres, como a Creative Commons BY. Outro ponto relevante é a abertura técnica, isto é, a utlilização de formatos que sejam fáceis de abrir e modificar em qualquer software. Isto porque uma das ideias centrais dos REA é que professores e alunos possam personalizar essas ferramentas educativas, adaptando seu conteúdo para sua realidade. Como num círculo virtuoso, esse material enriquecido poderá, por sua vez, ser usado e modificado por outros, num processo colaborativo de produção de conhecimento.

Se para os professores os REA representam um grande insumo para suas aulas, para os alunos são ainda mais ricos, pois possibilitam um engajamento muito maior no processo de aprendizagem, na medida em que são materiais que podem ser modificados, isto é, estão abertos a complementações e aperfeiçoamentos. O que aumenta a motivação dos estudantes, já que deixam de ser meros receptores de conteúdo para se tornarem eles mesmos, com sua curiosidade e criatividade, produtores de conhecimento.

Vídeo com o professor e pesquisador Tel Amiel falando sobre os REA

Neste ponto, constatamos que os REA fazem parte da Ciência Aberta mas também estão muito próximos da Cultura Livre, ao preconizar a prática do remix como parte constituinte da sua dinâmica, partindo do entendimento de que um recurso não é uma obra fechada e acabada, mas sim uma base para a producão de obras derivadas, mais adequadas a cada realidade.

Mais que isso, podemos dizer também que existe algo do ethos hacker em seus princípios. Primeiro, sem dúvida, pela defesa do preceito de que todo conhecimento deve ser livre. Ou como dizem os hackers: “A informação quer ser livre”. E depois pela ideia de que todos os materiais didáticos, assim como  o software livre, estão abertos a modificações para sua personalização ou seu aperfeiçoamento.

Dito tudo isso, falta agora falar de algumas referências sobre o tema. A primeira é a Declaração de Cidade do Cabo para Educação Aberta: Abrindo a promessa de Recursos Educativos Abertos, de 2007, que traz um apelo para que educadores e estudantes participem ativamente do movimento. De acordo com o documento, há diferentes formas de fazê-lo e todas são fundamentais. Seja na criação, utilização e melhoria dos REA; no empenho para que pessoas e instituições liberem seus recursos; e, por último, na implantação dos REA como política pública.

Um belo exemplo disso foi a iniciativa da Secretaria de Educação do Paraná de produzir Livro Didático Público. Primeiramente, em 2003, o governo estadual promoveu o projeto Folhas no qual incentivou a produção colaborativa de conteúdos pedagógicos pelos professores do estado, que foram remunerados e receberam pontos na carreira por esse trabalho.  Foram então produzidos livros didáticos para cada área do conhecimento nos três anos do Ensino Médio. As publicações foram então disponibilizadas na rede com licenças livres que permitem que seja baixado, impresso e modificado por qualquer pessoa.

Para finalizar, é importante lembrar que o preceito de livre circulação dos REA deveria ser o padrão para toda a produção de conhecimento, pesquisa ou material didático, patrocinada pelo dinheiro público: sua livre disponibilização para toda a sociedade como um bem comum.

Quer saber mais? Para saber como encontrar os REA ou como liberar seu material para fazer parte dos REA, acesse educacaoaberta.org/cadernorea/index.

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
9 + 10 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.