Dossiê Indústria 4.0

Por Bia Martins

A ComCiência Revista Eletrônica de Jornalismo Científico acaba de lançar o Dossiê Indústria 4.0, com foco nas transformações que estão por vir não só pela crescente automatização das fábricas, mas também pelos avanços das tecnologias de comunicação e da biotecnologia.

Como afirma Carlos Vogt no editorial:

"O que sabemos sim é que a interação, cada vez maior e mais intensa, do homem com a máquina, da máquina com o homem e da máquina com a máquina, criará, como está criando, novos tipos de intersubjetividade, possibilitando novas formas de emoção e de sensação que também desconhecemos e que, por isso, a exemplo dos estados de consciência, não temos como nomear."

Também vale citar um trecho do artigo Quarta revolução industrial – Adaptar-se à nova tecnologia ou perecer (mas é isso mesmo?), de Steven Poole:

"O termo chave em tudo isso é “adaptar-se” – como na alegação da necessidade de todos nos adaptarmos ao mundo totalmente novo que a tecnologia criará em torno de nós. A ideia que todos nós precisamos nos adaptar raramente é contestada, mas, na verdade, é uma atualização velada do darwinismo social, segundo o qual as pessoas que sobrevivem ao dilúvio robótico que se aproxima terão sido o tempo todo, por definição, os mais aptos.[...] Uma ideia alternativa seria os cidadãos se engajarem em tais decisões e, se necessário, desafiá-las, em vez de, humildemente, adaptarem-se a qualquer coisa que seus mestres decidirem que o mundo deverá ser. Isso seria realmente democracia em ação, e poderia até merecer o nome de revolução."

Entre os artigos, destacam-se Revolução tecnológica, automação e vigilância, de Sérgio Amadeu da Silveira, e Blockchain: Além da bolha do bitcoin, de Steven Johnson.

Complementando o dossiê há ainda reportagens sobre o tema e entrevista com Francisco Ignácio Giocondo Cesar sobre política governamental e modernização do ensino.

Leia o dossiê completo aqui.

Comentários

Meu TCC em Filosofia da Tecnologia. A Revista traz artigos relevantes sobre o tema.

Caro Marcos, Procuramos trazer aqui a discussão acadêmica sobre comunicação e tecnologia de uma maneira que todos possam acompanhar. Que bom que está sendo útil para seus estudos! Um abraço, Bia

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
5 + 4 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.