Os melhores aplicativos de código livre para o Android

Por TechWarn

 O sistema operacional Android, atualmente, opera em cerca de 85% dos smartphones vendidos no planeta, e seu sucesso se deve em grande parte pela natureza aberta da plataforma: O sistema tem seu código aberto, permitindo que a comunidade melhore o código ou use-o para criar suas próprias versões do sistema. Para quem se preocupa com a privacidade digital e código livre, a plataforma é um prato cheio.

Mas isso não quer dizer que por padrão um aparelho Android seja livre. Na verdade, a maioria dos aplicativos baixados da Loja Google Play, além dos apps nativos, fazem uso das APIs “Google Play Services” que possuem código fechado e coletam um grande volume de dados dos usuários. Em casos extremos, o serviço já foi flagrado coletando a localização de GPS de usuários que negaram o acesso à localização. A solução? Encontrar os melhores apps de código livre para o Android.

Os apps de código livre não dependem dos Play Services para funcionar, e podem ser baixados por fora da Play Store. Assim, o usuário pode substituir aplicativos que possuem código fechado e invasivo por alternativas abertas, gratuitas e que beneficiam a comunidade. Vamos conhecer?

NewPipe

O NewPipe é uma alternativa FOSS (grátis e com código livre) ao aplicativo oficial do YouTube. O aplicativo oferece uma interface moderna, baixo consumo de recursos, e remoção de diversas limitações e coleta de dados do app oficial. Um exemplo interessante de uso é, por exemplo, para assistir a um vídeo de uma partida de futebol ao vivo na Argentina, que no app oficial seria restrita ao país, basta instalar o NewPipe e uma VPN Argentina e assistir ao vídeo mesmo no Brasil.

Disponível em mais de 80 línguas e suportado por doações, o aplicativo faz frente contra o app oficial do YouTube.

F-Droid

O F-Droid é a solução definitiva para quem, no espírito deste artigo, deseja se desvincular dos aplicativos de código fechado no Android. O app é uma alternativa à loja Google Play, porém, formulado apenas com apps open source e gratuitos. Com ele, não é necessário buscar manualmente pela versão .apk dos apps livres, basta usar a interface para instalar.

FreeOTP

A autenticação em duas etapas (2FA) é uma das necessidades essenciais para garantir a segurança de qualquer login em 2020. A proposta é que, além de sua senha, a cada login seja necessário fornecer um código numérico gerado por seu smartphone. Assim, mesmo que alguém descubra sua senha, sem seu aparelho será impossível acessar a conta.

O principal aplicativo de autenticação é o Google Authenticator, mas o app sofre das mesmas preocupações com centralização e privacidade que qualquer serviço Google. Por isso, o FreeOTP se apresenta como uma alternativa livre e eficiente para resolver o problema, e o melhor: qualquer site que suporta o Google Authenticator também pode ser utilizado com o FreeOTP.

Lawnchair Launcher

Uma das conveniências dos smartphones Android é a possibilidade de usar launchers alternativos. Muitas vezes, o launcher nativo do aparelho não possui muitos recursos de personalização, pode ser lento, e em muitos casos inclui serviços de busca ou previsão do tempo que coletam os dados do usuário em segundo plano.

O Lawnchair Launcher por outro lado, é gratuito e de código aberto, e é feito para ser semelhante ao launcher encontrado na linha Google Pixel de smartphones, porém, repleto de recursos e compatível com pacotes de temas e ícones. Cada módulo do launcher, como a barra de busca, pode ser ativado ou desativado sob a preferência do usuário.

Open Camera

Outra grande revolução trazida pelos smartphones é a possibilidade de carregar consigo, o tempo todo, uma câmera avançada para capturar fotos em segundos. No entanto, é surpreendente como os aplicativos nativos de câmera não permitem ao usuário um controle avançado da fotografia, e muitos propositalmente escondem recursos para vender aparelhos mais caros.

O Open Camera é um aplicativo simples, porém robusto, com opções profissionais de controle para suas fotografias e código totalmente livre. O aplicativo é grátis, mas há um botão de doações para quem deseja ajudar a expandir e manter o projeto.

O código livre é uma das evidências de que a internet pode ser um espaço colaborativo onde o esforço da comunidade, para a própria comunidade, dá origem a projetos completos e originais, sem depender das gigantes da tecnologia. Não deixe também de conferir outras tecnologias livres para a quarentena.

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
2 + 1 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.