Tem Açúcar?

Tem Açúcar?

Por Bia Martins

Em nossa sociedade hiperconsumista e com os recursos naturais chegando ao limite, é muito bom saber de iniciativas que buscam um caminho alternativo baseado na solidariedade e sustentabilidade. Este é o caso do aplicativo Tem Açúcar?, que facilita o compartilhamento de coisas entre vizinhos.

Mais do que apenas estimular o hábito de emprestar ou pedir emprestado coisas em vez de comprá-las para um uso esporádico, o que por si só é já um grande ganho do ponto de vista financeiro e de sustentabilidade, o aplicativo ajuda também a gerar um senso de comunidade na medida em que coloca os vizinhos em contato favorecendo uma relação de confiança mútua.

O sistema é bem simples. Depois de baixar o aplicativo e se registrar, você pode ver quantas pessoas na sua vizinhança também estão inscritas. Aí pode ver quais são os pedidos de empréstimo e ofertas de doação disponíveis. Além disso, é possível pedir uma mãozinha para algum serviço, procurar uma companhia para fazer exercício, oferecer carona, compartilhar comida ou ainda convidar vizinhos para alguma atividade.

No meu caso, identifiquei 835 vizinhos, mais do que eu esperava tendo em vista que o aplicativo  ainda é pouco divulgado. Reparei que a grande maioria dos posts era de pedido de empréstimo e alguns poucos de doação, mas isso pode ter sido circunstancial. De toda forma, estamos ainda imersos em uma cultura de consumo, então a mudança de mentalidade leva tempo e exige prática. O mais importante é a oportunidade que a plataforma oferece de experimentarmos um novo modelo de consumo. Aproveitei para oferecer mudas de kefir de água que cultivo ;)

Criado em 2014, funcionando inicialmente em um site, posteriormente o projeto migrou para um aplicativo, com a ajuda de um bem-sucedido crowdfunding, o que pôde ampliar o seu alcance. 

Para o futuro está prevista a criação do espaço Comunidades (já é possível se inscrever, mas ainda não está ativo), onde será possível encontrar pessoas na vizinhança com os mesmos interesses que você. Estão propostas, nessa fase beta, as comunidades Mamães e Papais, Hortas e Jardinagem, Compras Coletivas, Sustentabilidade e Ativismo no bairro. Achei bem interessante e vou ficar de olho para ver quando começarão a funcionar.

Uma coisa importante: o aplicativo é gratuito e a ajuda é incondicional. Ou seja, não é preciso oferecer algo para pedir alguma coisa, nem pagar nada por isso. Segundo seus criadores, o espírito é: gentileza gera gentileza. Com a proposta de incentivar o consumo consciente e sustentável e afirmar que a abundância não tem a ver com os bens que posssuímos, mas nasce das relações que construímos. Bem bacana, não?

Por último, copio aqui os princípios que eles preconizam:

  • SER > TER
  • O acesso é melhor do que a posse
  • Colaborar é bem mais maneiro do que competir
  • A interdependência ganha de mil a zero do individualismo
  • E a abundância vem das relações que construímos.

Se quiser saber mais, acesse www.temacucar.com. O aplicativo está disponível nas plataformas Google Play e App Store. Baixa lá e entra na roda.

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
15 + 2 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.