Dois textos densos

Reynaldo Carvalho

"Nenhuma superfície é virgem, tudo já nos chega áspero, descontínuo, desigual, marcado por algum acidente: o grão do papel, as manchas, a trama, o entrelaçado dos traços, os diagramas, as palavras."

Roland Barthes

 

 

 

 

 

- Remix, mashup, paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital – BUZATO, Marcelo et al.

Resumo:

Remix e mashup designam formas textuais, técnicas de produção e métodos criativos que se desenvolveram em conjunto com as técnicas analógicas de reprodução de obras musicais e cinematográficas no século XX. No âmbito da cultura digital, em face da automação de processos de edição e montagem, e da maior agilidade na recuperação e circulação de acervos midiáticos em escala global, remix e mashup difundiram-se como elementos centrais de práticas discursivas. O presente trabalho busca contribuir para uma inserção mais significativa de remix e mashup no rol dos objetos de estudo em Linguística Aplicada.

Palavras-chave: remix; mashup; cultura digital; transtextualidade; hibridismo.

Clique aqui para ler o artigo

- Rick and Morty: Cultura do Remix nas Narrativas Complexas – BRITO, Lucas.

Resumo:

Ao analisar a primeira temporada do seriado Rick and Morty (2013), o objetivo deste artigo é mostrar o aumento da complexidade narrativa nas comédias, termo conceituado por Jason Mittell, através do grande uso de piadas que necessitam que o espectador conheça referências externas a trama para compreendê-la, recurso que Steven Johnson chama de in-jokes. Tal recurso humorístico atraiu uma comunidade de fãs mais exigentes e minuciosos que se reúnem em redes sociais para discutir todas as referências encontradas no seriado, investigando os episódios a fundo. Pretende-se mostrar como a cultura do remix está presente na construção narrativa do seriado, utilizando conceitos de Lev Manovich, Lawrence Lessig e Eduardo Navas.

Palavras-chave: Narrativas Complexas; Série de TV, Cultura do Remix, In-Jokes.

Clique aqui para ler o artigo.

Até a próxima.

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
2 + 10 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.