Corona Solidarity Initiatives

A Peer to Peer Foundation criou uma página para registrar as inúmeras iniciativas pelo mundo todo para combater a COVID-19. 

O guia traz iniciativas de desenvolvimento de equipamentos médicos pelas comunidades open source e open hardware, iniciativas de base de ajuda mútua e, em um contexto mais amplo, propostas de políticas e reformas para o enfrentamento da epidemia, de um ponto de vista da produção entre pares voltada para comum. 

Ao lado de registrar as diversas iniciativas solidárias que estão surgindo em vários países, há algumas reflexões sobre a possibilidade de profundas mudanças na sociedade e na economia, tendo em vista o grande abalo sísmico que está provocando e provocará ainda mais no sistema capitalista globalizado, algo que vem sendo comparado à Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial por conta do impacto profundo que deverá causar.

Na longa lista de referências há indicações de livros, de repositório de dados, de mapas e de apps, além de links para experiências diversas em vários países como estratégia de mitigação, recursos de saúde mental, iniciativas para o desenvolvimento de equipamentos médicos e medicamentos, além de diversas outras ferramentas disponíveis para o enfrentamento da pandemia.

Em síntese, uma bela compilação dos recursos que a própria sociedade está criando, de forma horizontal e com vistas à constituição de um bem comum, para lidar com o novo coronavírus. 

Confira em https://wiki.p2pfoundation.net/Category:Corona_Solidarity_Initiatives

 

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
14 + 0 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.