A cultura é livre

Desde 2008 à frente do BaixaCultura – laboratório on-line de cultura livre e (contra) cultura digital – Leonardo Foletto acaba de lançar o livro "A cultura é livre: uma história da resistência da antipropriedade", pela Autonomia Literária em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo.

Com luxuoso prefácio de Gilberto Gil, o livro aborda diversas temáticas relacionadas à cultura livre, desde as tensões entre autoria e plágio através da história, passando pela construção do copyright e do direito autoral, mas não deixando de olhar para outras perpectivas sobre o que é cópia, original, livre e coletivo, como no caso da China e de alguns povos originários da América Latina. E, claro, com especial atenção à circulação das obras culturais em meio digital no século XXI.

Aqui um pequeno trecho da apresentação:

Pensado durante longo tempo e começado finalmente a ser escrito em 2019, este livro investiga a cultura livre também entre dois lados conhecidos: o da remuneração aos criadores, que deveria garantir a continuidade na produção de suas obras, e o do acesso, (re)uso e circulação das obras, que prometeria à humanidade o direito de fruí--las e recriá-las. Nesses dois polos, muitas vezes colocados como antagônicos, há nuances e questionamentos, entre os quais o da própria concepção de que alguém possa ser dono de uma ideia, uma melodia, uma frase, uma imagem, uma tecnologia, e a do entendimento de que uma obra não possa ser compartilhada ou consumida sem algum pagamento a quem a criou. Terei dado por cumprido o objetivo deste livro se, ao final, der para sacar que há muito mais nuances (e polos) para ver e entender a cultura livre do que se imagina.

Jornalista e pesquisador, Foletto trabalha com comunicação digital, cultura livre e tecnopolítica, ministrando cursos e palestras no Brasil e na Ibero-America. É também coordenador do Creative Commons Brasil e, sem dúvida, a maior referência sobre cultura livre no país. Confira a entrevista que ele deu ao Em Rede, em 2017.

Como a livre circulação de ideias é tema e motivo do livro existir, a publicação pode ser baixada aqui nessa página especial do BaixaCultura que traz também um conteúdo extra para cada capítulo. Leitura imperdível para os interessados no tema!

E vale também assistir à live de lançamento na Flipei 2021:

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
3 + 3 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.