Cultura Livre do Sul

Por Bia Martins

Acaba de ser publicado o artigo Encontro Online Cultura Livre do Sul: a produção cultural comunitária para a construção do comum, escrito a seis mãos por mim, Leonardo Foletto e Carlos Luna.

Ao mesmo tempo em que serve de registro do Encontro, realizado em novembro de 2018, o artigo traz o debate em torno da construção dos comuns e propõe uma problematização do termo livre no contexto político e social da América Latina, buscando articulá-lo com o conceito de produção cultural comunitária.

O texto traz ainda um resumo do processo de construção do evento e dos temas debatidos, além de apontar para o planejamento de uma nova edição.

O Encontro Cultura Livre do Sul foi uma realização conjunta dos projetos Baixa Cultura, ÁrticaEdiciones de la Terraza, Em Rede, Nodo ComúnRede das Produtoras Culturais Colaborativas.

Um pequeno trecho para dar um gostinho:

"Além de proporcionar a articulação de diversos grupos e ativistas, o encontro procurou abordar as especificidades da cultura livre no sul global em relação ao norte. Nesse sentido, a questão de fundo dos debates promovidos não foi apenas sobre as liberdades de usos e produção de tecnologias livres e sobre a livre circulação da cultura e do conhecimento, mas especialmente para que e para quem são direcionadas essas tecnologias e esses bens. Outro aspecto relevante nesta abordagem foi o diálogo da cultura digital com as culturas populares locais, que tradicionalmente já operam num regime de livre circulação, além das culturas periféricas, afeitas ao compartilhamento comunitário e solidário."

Para baixar o artigo, clique aqui.

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
5 + 7 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.