Desinformação e fake news

Desinformação: ameaça ao direito à comunicação muito além das fake newsAs fake news se tornaram um grande desafio para as democracias, na medida em que sua disseminação criminosa tem conseguido influir em importantes processos eleitorais, inclusive aqui no Brasil, como temos analisado em alguns posts recentes.

Diante disso, é louvável a iniciativa do coletivo Intervozes de publicação da cartilha Desinformação: ameaça ao direito à comunicação muito além das fake news, lançada recentemente e disponível aqui para baixar.

A cartilha, em uma leitura fácil e didática, apresenta o tema da desinformação e analisa como seu crescimento está relacionado com interesses corporativos e políticos. Ao mesmo tempo, alerta para a importância de, na busca por soluções para o problema, se encontrar o equilíbrio entre o direito fundamental à liberdade de expressão com o combate à desinformação. Por fim, alinhava algumas pistas de possíveis saídas, algumas já encaminhadas, como o limite do número de pessoas em grupos do WhatsApp, e outras apresentadas ainda como propostas.

Um trecho da conclusão, dá uma boa ideia do conteúdo:

"Longe de esgotarmos o assunto nesta publicação, procuramos destacar alguns dos aspectos que nos parece ser mais relevantes para a compreensão do fenômeno e para buscar soluções para confrontá-lo. São poucas as soluções globais, mas já existem princípios e dispositivos suficientes para nos orientar no bom caminho da manutenção dos direitos fundamentais, do fortalecimento dos dispositivos democráticos e da imprescindibilidade da transparência."

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
6 + 12 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.