Digilabour

Digilabour

Uma leitura imperdível para quem quer compreender mais a fundo os diversos impactos da cultura digital, a newsletter DigiLabour traz entrevistas com pesquisadores internacionais que estudam de diferentes perspectivas as profundas mudanças produzidas pelas redes digitais, especialmente em relação à esfera do trabalho.

A newsletter é produzida por Rafael Grohmann, doutor em Ciências da Comunicação que atualmente realiza um pós-doc na Escola de Comunicação da UFRJ. Para dar uma ideia da variedade de temas abordados, que na verdade vão muito além do mundo do trabalho, destacamos algumas das entrevistas, o que não é uma tarefa muito fácil, pois todas são interessantes e trazem olhares originais.

Assim, vale conferir a entrevista com Mary L. Gray, antropóloga e pesquisadora da Microsoft, que enfoca o trabalho fantasma por trás da inteligência artificial, e a com Jack Qiu, professor da Chinese University of Hong Kong, que aborda a escravidão digital e as forças anticoloniais no trabalho digital chinês.

Já de pontos de vista mais abrangentes, Douglas Rushkoff fala sobre a recuperação da autonomia humana frente ao capitalismo digital; e o pesquisador inglês Nick Couldry traça paralelos entre extração de dados e colonização histórica.

A newsletter é semanal é pode ser assinada aqui.

Para ler, as antigas, clique aqui.

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
5 + 0 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.