Guia Direito Autoral e Educação Aberta e a Distância

Durante a pandemia, as questões relativas ao direito autoral relacionadas à educação ganharam novos contornos, tendo em vista a migração do ensino presencial para modalidades de ensino on-line, mesmo que em caráter emergencial.

Professores acostumados às aulas presenciais agora se perguntam: Tudo o que está disponível on-line é protegido por direitos autorais? Como saber se uma obra está ou não em domínio público? Onde encontrar Recursos Educacionais Abertos?

Outro tema importante diz respeito à gravação e à disponibilização das aulas, recurso muito utilizado nesse momento. Quais os direitos autorais e conexos dos docentes? Há necessidade de notificar aos demais participantes que a aula está sendo gravada?

Para responder a essas e outras questões, acaba de ser lançado o Guia Direito Autoral e Educação Aberta e a Distância, organizado pelos professores Allan Rocha de Souza e Tel Amiel.

O material está disponível na plataforma Zenodo para download e há previsão de que novas versões do guia sejam lançadas, a partir de novas perguntas que a esperada expansão da Educação a Distância trará.

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
9 + 1 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.