Internet & Sociedade – 2ª edição

Internet & Sociedade

O segundo número da revista Internet & Sociedade, lançado neste mês de dezembro, traz artigos, traduções, resenha e produções artísticas, abordando diferentes aspectos referentes a mídias digitais e tecnologias de comunicação e informação.

Esta edição dá maior destaque para artigos com enfoque na questão regulatória, como o texto de Bianca Tavolari e Vitor Nisida, Entre o hotel e a locação: análise jurídica e territorial das decisões do Tribunal de Justiça de São Paulo sobre o Airbnb, que abre a publicação.

Já o artigo A implementação do Contact Tracing e a Montagem de Vigilâncias na pandemia da Covid-19, de Rodrigo Glasmeyer, trata das estratégias de combate à pandemia baseadas no mapeamento de contatos por meio de aplicativos de celular e chama a atenção para os riscos dessa abordagem para o direito fundamental à privacidade da população.

Vale citar ainda o trabalho de Beatriz Accioly Lins, “A internet é o celular": uma antropóloga entre smartphones, câmeras frontais e redes sociais, sobre a produção, a troca e a circulação de imagens eróticas de mulheres, seus possíveis vazamentos e suas consequências jurídicas, políticas, sociais e morais.

E, por último, não podemos deixar de mencionar a interessante produção artística, de Gu da Cei, que também ilustra a capa da publicação. O rosto da insatisfação contra-vigilante, feita com base em dados biométricos do transporte coletivo do Distrito Federal adquiridos via Lei de Acesso à Informação, com imagens de vigilância e contra-vigilância, direito à cidade e corpos em trânsito. 

A revista é uma publicação semestral do Internet Lab. Acesse a edição aqui.

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 15 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.