Para além das máquinas de adorável graça

Foi lançado em julho e-book Para além das máquinas de adorável graça, do professor e pesquisador Rafael Evangelista, que aborda a cultura hacker, sua história e seus preceitos, e a captura do fluxo informacional pelo capitalismo de vigilância, o que ameaça a própria democracia.

Profundo conhecedor dos dois temas, Evangelista, jornalista e doutor em Antropologia Social, pesquisou o movimento software livre brasileiro e atualmente pesquisa capitalismo de vigilância em seu pós-doutorado na Queen’s University.

A publicação faz parte da coleção Democracia Digital, da editora Sesc São Paulo. No prefácio, o também professor e pesquisador Sérgio Amadeu da Silveira, organizador da coleção, escreve:

André Gorz chamou os hackers de “dissidentes do capital”, pois esperava deles uma grande reação à concentração e ao bloqueio do conhecimento. Mas as premissas do hackativismo e os últimos anos não parecem animar Rafael Evangelista a concluir pela inserção dos hackers em um campo de luta pelas liberdades democráticas. Enfim, temos aqui uma leitura indispensável para quem quer compreender e explorar três articulações contemporâneas: a cultura democrática, a cultura digital e a cultura hacker.

Clique aqui para baixar o e-book.

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
10 + 5 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.