Produção entre pares e cidade

Sempre na linha de frente do debate sobre novas formas de produção entre pares, o Journal of Peer Production acaba de lançar uma edição especial sobre cidade. São oito artigos com estudos de caso que abordam os desafios da governança com foco em modelos cidadãos de produção entre pares, em cidades nas quais o governo local é chamado para estar em diálogo e construir sinergias com diferentes atores comunitários. Com diferentes metodologias, as pesquisas tratam de experiências em diversos países e continentes, como em Barcelona, Dhaka, Genoa, Melbourne, Nova Iorque, Paris e Rosario.

Na publicação, há ainda quatro contribuições experimentais na forma de entrevista, diálogo, chamada à participação e um artigo em aberto. Na entrevista, o Coletivo Tapullo, que atua em Genoa, na Itália, relata sua experiência com o desenvolvimento de uma rede mesh na região e traz reflexões sobre o direito à cidade. Outra contribuição trata dos desafios de projetos de mapeamento urbano cívico, especialmente em Londres e Paris, para se tornarem de fato plataformas cidadãs com participação do público em geral.

Para os editores, os trabalhos publicados servem de bons exemplos de ações concretas que podem inspirar e eventualmente ajudar a construir ferramentas, práticas, padrões e tecnologias para o engajamento cidadão na busca por respostas para demandas coletivas.

Confira a edição em: http://peerproduction.net/issues/issue-11-city

 

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
9 + 2 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.