Tecnologia de Rádio Digital

O Potencial do DRM para transmissão de dados
Uma solução econômica para distribuir dados por aplicativos especiais

By Jens Schroeder

Trad. Thiago Novaes (Abradig – drm-brasil.org)

As transmissões de rádio digital podem ser usadas como uma solução eficiente e econômica para fornecer serviços de dados para usuários individuais, regiões específicas ou vastas áreas. Neste contexto, o sistema DRM pode ser visto como um canal de dados digital ponto-a-multiponto, chamado de DRM datacasting.

CUSTOS
A transmissão DRM pode ser mais barata do que um link dedicado de satélite: um stream BGAN de 64 kbps com uma taxa de dados líquida de aproximadamente 40 kbps resulta em custos de cerca de US$ 5 por minuto por recepção. DRM em Ondas Curtas com uma taxa segura de bits de 40 kbps custa aproximadamente US$ 5 por minuto também; no entanto, o sinal pode ser recebido por todos os receptores dentro da área de serviço, aumentando a rentabilidade quanto mais receptores estiverem envolvidos, por exemplo, para frotas navais.

ÁREA DE SERVIÇO
Como os serviços de dados por satélite raramente estão disponíveis em altas latitudes, a transmissão DRM pode ser o único serviço com capacidade de fornecer links de dados para essas áreas.

Além disso, em muitos casos não é possível instalar antenas de satélite por razões técnicas ou estéticas no local de receção (por exemplo, barcos à vela), mas são locais onde as antenas de ondas curtas já estão presentes.

MODELO DE INFRAESTRUTURA
A infraestrutura do transmissor DRM pode ser auto-operada a partir de um local amigável. No entanto, qualquer área em todo o mundo pode ser alcançada a partir de tal estação, sem depender de um operador de infraestrutura de terceiros (por exemplo, satélite, celular).

Além disso, muitos transmissores analógicos existentes podem ser atualizados de forma eficiente para a transmissão digital, permitindo a oportunidade de criar novos mercados.

A seguir serão descritas as aplicações de datacasting, como solução técnica, bem como algumas experiências do campo.

APLICAÇÕES DE DATACASTING
A principal vantagem da transmissão de dados via DRM está na exploração do conceito de transmissão inerente, ou seja, fornecendo dados que atendem a muitos clientes. No contexto marítimo, dados náuticos e meteorológicos, informações de segurança, mas também dados gerais como material de treinamento podem ser transmitidos.

Para aplicações marítimas e terrestres, o fornecimento de informações GNSS diferenciadas é necessário para informações de localização de alta precisão. Agricultura, navegação marítima, construção offshore, condução autônoma e outros podem se beneficiar do recebimento de informações diferenciais via DRM. Outros exemplos de datacasting são sinalização digital, bem como gerenciamento de carga de energia e controle de iluminação pública. Uma integração direta do DRM com padrões relevantes (por exemplo, ECDIS, GRIB, AIS, RTCM) foi comprovada como aplicável. Naturalmente, o áudio pode sempre ser transmitido em paralelo aos canais de dados.

SOLUÇÃO TÉCNICA
Como o DRM foi desenvolvido com essas aplicações em mente, a implementação técnica é direta. Os dados desejados podem ser integrados em um dos serviços de dados existentes, como Journaline ou Slideshow, ou serem enviados por um canal IP transparente. Se desejado, a transmissão pode ser criptografada, incluindo um acesso condicional para usuários e grupos únicos. Além disso, o DRM fornece um serviço totalmente integrado de desastre e alerta de emergência chamado Emergency Warning Functionality (EWF).

Depois de receber e decodificar o sinal DRM, os dados ficam disponíveis por meio de interfaces padrão (por exemplo, Wi-Fi, LAN, serial) e podem ser conectados à respectiva aplicação. A Fig. 1 mostra uma configuração típica para fornecer dados náuticos a uma frota de navios.

Transmissão de Dados DRM em Campo
Várias aplicações já foram implementadas, outras estão sendo pesquisadas. Alguns exemplos estão listados a seguir, tecnicamente suportados pelo Media Broadcast, Fraunhofer e RFmondial:

     - Infoentretenimento (infotainment) da tripulação em várias fragatas da Marinha Alemã, bem como em um navio de cruzeiro na Passagem do Noroeste e um navio de carga de Hamburgo (Alemanha) para Xangai (China);

     - Transmissão de dados da Marinha Alemã para submarinos;

     - GPS diferencial em ondas longas e curtas DRM na Alemanha para agricultura e condução autônoma;

Um projeto experimental está sendo conduzido pela Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG), investigando o Sistema de Informação de Segurança de Navegação do Ártico da Próxima Geração (ANSIS) usando a infraestrutura existente transmitindo para a Passagem do Noroeste.

Uma ampla gama de informações é transmitida, como mapas meteorológicos detalhados (por exemplo, corrente, superfície, vento), mapas de gelo (por exemplo, condição diária de gelo marinho), NAVTEX, Boletins de Informações de Segurança Marítima (MSI) e Sistema de Identificação Automatizado ( AIS), ASM (Application Specific Messages - Mensagens Específicas da Aplicação), auxílios virtuais à navegação, junto com as últimas notícias e esportes.

Os dados recebidos são integrados ao Sistema de Carta Eletrônica (ECS) da embarcação e fornecidos por meio de um aplicativo baseado em navegador. Os usuários aproveitam para ler as últimas notícias e previsão do tempo em seus telefones celulares sem ter que utilizar links de satélite caros. Se bem sucedido, o USCG irá em breve fazer o sistema se tornar operacional.

CONCLUSÃO
A transmissão de dados DRM é uma opção poderosa para fornecer serviços econômicos de dados para uma variedade de aplicações especiais, que se beneficiam da capacidade ponto-a-multiponto das modernas transmissões digitais de ondas longas, médias e curtas.

Texto original disponível em: https://www.radioworld.com/.amp/columns-and-views/the-potential-of-drm-datacasting

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
3 + 0 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.