Foi lançado em julho e-book Para além das máquinas de adorável graça, do professor e pesquisador Rafael Evangelista, que aborda a cultura hacker, sua história e seus preceitos, e a captura do fluxo informacional pelo capitalismo de vigilância, o que ameaça a própria democracia.

As fake news se tornaram um grande desafio para as democracias, na medida em que sua disseminação criminosa tem conseguido influir em importantes processos eleitorais, inclusive aqui no Brasil, como temos analisado em alguns posts recentes. Diante disso, é louvável a iniciativa do coletivo Intervozes de publicação da cartilha Desinformação: ameaça ao direito à comunicação muito além das fake news, lançada recentemente e disponível aqui para baixar.

Podemos entender as implicações sociais do desenvolvimento das tecnologias do algoritmo um pouco melhor lendo o recém lançado livro do professor e sociólogo Sergio Amadeu da Silveira: "Democracia e os códigos invisíveis: Como os algoritmos estão modulando comportamentos e escolhas políticas", à venda somente como e-book.

A Escola de Ativismo é um coletivo autônomo e apartidário que existe desde 2011 e está presente em diferentes regiões do país. Sua missão é promover processos de aprendizagem e produção de conhecimento voltados ao fortalecimento de grupos ativistas que atuam na defesa da sustentabilidade, dos direitos humanos e da democracia. Em seu site é possível baixar uma série de materiais para ativistas.

Uma leitura imperdível para quem quer compreender mais a fundo os diversos impactos da cultura digital, a newsletter DigiLabour traz entrevistas com pesquisadores internacionais que estudam de diferentes perspectivas as profundas mudanças produzidas pelas redes digitais, especialmente em relação à esfera do trabalho.

Depois de muito debate, finalmente o Brasil aprovou a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/2018). No entanto, os direitos previstos na lei só passam a valer a partir de janeiro de 2020, tempo necessário para que governo e empresas se adequem às novas normas. A fim de conscientizar o cidadão da importância da nova regulação e também informar como é possível se proteger até que a nova legislação entre em vigor, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) preparou um guia para ensinar o caminho das pedras para garantir a mínima exposição de seus dados.

Quer navegar com segurança e escapar da vigilância? Autodefesa é um guia de segurança digital básica com dicas sobre como navegar anonimamente, como criar conversas criptografadas e senhas seguras e que provedores de email alternativos existem para fugir das plataformas corporativas.

Os algoritimos são preditivos, podem apontar tendências mas podem também ajudar a criá-las, em sofisticadas estratégias de manipulação. Daí a importância em se pensar critérios para sua regulação que garantam mais transparência. Como são planejados por humanos, expõem preconceitos e podem até reforçá-los. Por outro lado, abrem novos horizontes para a criação artística, trazendo novas interrogações para a já combalida noção de uma autoria centrada no sujeito.

A revista En Defensa del Software Livre publica em formato digital e em papel alguns dos mais importantes textos sobre Software e Cultura Livre, traduzidos para o espanhol.

Entre os títulos, destacam-se:

Por qué la libertad política depende de la libertad del software más que nunca, por Eben Moglen

El Manifiesto Telecomunista, por Dmytri Kleiner

Manifiesto por la Guerrilla del Acceso Abierto, por Aaron Swartz

Tesis sobre el trabajo digital, por Michel Bauwens

A revista Digital Culture & Society dedicou uma edição completa ao tema “Making and Hacking”, com foco em estudos sobre comunidades e espaços hackers, entusiastas Do It Yourself e fablabs. Na publicação, acadêmicos, artistas e membros desses espaços examinam os sentidos e enredamentos das culturas maker e hacker, tanto do ponto de vista conceitual, metodológico como empírico.

Páginas

Aqui você encontra uma curadoria de publicações de periódicos, livros, teses e dissertações, além de sugestões de sites que abordam temas afins. Sugestões são super bem-vindas!