​Acaba de ser lançado o e-book "Sob da lente da Ciência Aberta, olhares de Portugal, Espanha e Brasil", editado pela Universidade de Coimbra. A publicação aborda uma série de temas desse campo, como as políticas de Ciência Aberta na Europa, os modelos tradicionais e novos de validação do conhecimento, experiências de dados abertos, Ciência Aberta e direitos autorais, entre outros.

O segundo número da revista Internet & Sociedade, lançado neste mês de dezembro, traz artigos, traduções, resenha e produções artísticas, abordando diferentes aspectos referentes a mídias digitais e tecnologias de comunicação e informação. Esta edição dá maior destaque para artigos com enfoque na questão regulatória, como o texto de Bianca Tavolari e Vitor Nisida, Entre o hotel e a locação: análise jurídica e territorial das decisões do Tribunal de Justiça de São Paulo sobre o Airbnb, que abre a publicação.

Recentemente foi lançada a coletânea Algoritarismos, organizada por Jesús Sabariego, Augusto Jobim do Amaral e Eduardo Baldissera Carvalho Salles. A publicação reúne artigos de diversos pesquisadores, escritos em espanhol e em português, com abordagens interdisciplinares sobre tecnopolíticas e capitalismo de dados.

A Revista Eletrônica de Jornalismo Científico ComCiência acaba de publicar a tradução do texto-mapa Anatomia de um sistema de inteligência artificial, de Kate Crawford, pesquisadora da Microsoft e fundadora do The AI Now Institute na Universidade de Nova York (NYU), e Vladan Joler, coordenador do coletivo Share Lab na Universidade de Novi Sad (UNS).

 

Durante a pandemia, as questões relativas ao direito autoral relacionadas à educação ganharam novos contornos, tendo em vista a migração do ensino presencial para modalidades de ensino on-line, mesmo que em caráter emergencial. Para responder a elas, acaba de ser lançado o Guia Direito Autoral e Educação Aberta e a Distância, organizado pelos professores Allan Rocha de Souza e Tel Amiel.

A Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits) está publicando a série de artigos Lavits_Covid19 – Pandemia, Tecnologia e Capitalismo de Vigilância, com reflexões de pesquisadores sobre as respostas tecnológicas, sociais e políticas que vêm sendo dadas à atual crise sanitária com ênfase nos processos de controle e vigilância.

Acaba de ser publicado o artigo Encontro Online Cultura Livre do Sul: a produção cultural comunitária para a construção do comum, escrito a seis mãos por mim, Leonardo Foletto e Carlos Luna. Ao mesmo tempo em que serve de registro do Encontro, realizado em novembro de 2018, o artigo traz o debate em torno da construção dos comuns e propõe uma problematização do termo livre no contexto político e social da América Latina, buscando articulá-lo com o conceito de produção cultural comunitária. O texto traz ainda um resumo do processo de construção do evento e dos temas debatidos, além de apontar para o planejamento de uma nova edição.

A Peer to Peer Foundation criou uma página para registrar as inúmeras iniciativas pelo mundo todo para combater a COVID-19. O guia traz iniciativas de desenvolvimento de equipamentos médicos pelas comunidades open source e open hardware, iniciativas de base de ajuda mútua e, em um contexto mais amplo, propostas de políticas e reformas para o enfrentamento da epidemia, de um ponto de vista da produção entre pares voltada para comum. 

Acaba de ser lançado o primeiro número da Revista Internet & Sociedade, uma publicação semestral organizada pelo Internet Lab, centro independente de pesquisa em direito, políticas públics e tecnologia sediado na cidade de São Paulo.

O coletivo Intervozes publicou o relatório "Monopólios Digitais: Concentração e Diversidade na Internet", resultado de pesquisa que buscou identificar o grau desses vetores na Internet com foco em discursos e mensagens em aplicativos, sites, páginas de Facebook e canais no Youtube.

Páginas

Aqui você encontra uma curadoria de publicações de periódicos, livros, teses e dissertações, além de sugestões de sites que abordam temas afins. Sugestões são super bem-vindas!