A Revista Eletrônica de Jornalismo Científico ComCiência acaba de publicar a tradução do texto-mapa Anatomia de um sistema de inteligência artificial, de Kate Crawford, pesquisadora da Microsoft e fundadora do The AI Now Institute na Universidade de Nova York (NYU), e Vladan Joler, coordenador do coletivo Share Lab na Universidade de Novi Sad (UNS).

 

Durante a pandemia, as questões relativas ao direito autoral relacionadas à educação ganharam novos contornos, tendo em vista a migração do ensino presencial para modalidades de ensino on-line, mesmo que em caráter emergencial. Para responder a elas, acaba de ser lançado o Guia Direito Autoral e Educação Aberta e a Distância, organizado pelos professores Allan Rocha de Souza e Tel Amiel.

A Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits) está publicando a série de artigos Lavits_Covid19 – Pandemia, Tecnologia e Capitalismo de Vigilância, com reflexões de pesquisadores sobre as respostas tecnológicas, sociais e políticas que vêm sendo dadas à atual crise sanitária com ênfase nos processos de controle e vigilância.

Acaba de ser publicado o artigo Encontro Online Cultura Livre do Sul: a produção cultural comunitária para a construção do comum, escrito a seis mãos por mim, Leonardo Foletto e Carlos Luna. Ao mesmo tempo em que serve de registro do Encontro, realizado em novembro de 2018, o artigo traz o debate em torno da construção dos comuns e propõe uma problematização do termo livre no contexto político e social da América Latina, buscando articulá-lo com o conceito de produção cultural comunitária. O texto traz ainda um resumo do processo de construção do evento e dos temas debatidos, além de apontar para o planejamento de uma nova edição.

A Peer to Peer Foundation criou uma página para registrar as inúmeras iniciativas pelo mundo todo para combater a COVID-19. O guia traz iniciativas de desenvolvimento de equipamentos médicos pelas comunidades open source e open hardware, iniciativas de base de ajuda mútua e, em um contexto mais amplo, propostas de políticas e reformas para o enfrentamento da epidemia, de um ponto de vista da produção entre pares voltada para comum. 

Acaba de ser lançado o primeiro número da Revista Internet & Sociedade, uma publicação semestral organizada pelo Internet Lab, centro independente de pesquisa em direito, políticas públics e tecnologia sediado na cidade de São Paulo.

O coletivo Intervozes publicou o relatório "Monopólios Digitais: Concentração e Diversidade na Internet", resultado de pesquisa que buscou identificar o grau desses vetores na Internet com foco em discursos e mensagens em aplicativos, sites, páginas de Facebook e canais no Youtube.

O Internet Lab publica anualmente, desde 2016, o relatório "Quem defende seus dados?", uma versão brasileira do "Who has your back?", publicado pela Electronic Frontier Foundation – EFF (EUA). O relatório traz uma avaliação das políticas de privacidade e de proteção de dados das empresas provedoras de conexão à Internet no Brasil, com o objetivo de promover a transparência e a adoção de boas práticas.

O livro não é novo, foi lançado em 2018, mas merece ser destacado pois trata de tema cada vez mais atual: O Comum entre Nós – Da cultura digital à democracia do século XXI, do jornalista e produtor cultural Rodrigo Savazoni. A obra faz parte da excelente coleção Democracia Digital, publicada pelas Edições Sesc São Paulo com curadoria do professor Sergio Amadeu.

Foi lançado em julho e-book Para além das máquinas de adorável graça, do professor e pesquisador Rafael Evangelista, que aborda a cultura hacker, sua história e seus preceitos, e a captura do fluxo informacional pelo capitalismo de vigilância, o que ameaça a própria democracia.

Páginas

Aqui você encontra uma curadoria de publicações de periódicos, livros, teses e dissertações, além de sugestões de sites que abordam temas afins. Sugestões são super bem-vindas!