Mapa dos Territórios da Internet

É comum nos referirmos aos dados na internet como nuvem, o que dá a impressão de que a rede é em essência imaterial e, talvez, também apolítica. Mas, muito pelo contrário, a internet é uma estrutura física, geolocalizada e atravessada por relações de poder.

Desde a extração de minérios, que deixa um rastro de destruição e doença em populações vulneráveis, passando pelos vieses embutidos nos algoritmos e pelas tecnologias de vigilância que nos monitoram a cada clique, a internet é feita de materiais e políticas concretas que afetam negativamente não só o meio ambiente, mas também nossos direitos.

Para ajudar a conhecer melhor as dimensões físicas e geopolíticas da estrutura da internet, de forma clara e acessível, a Coding Rights, em colaboração com a Rede Transfeminista de Cuidados Digitais e apoio da Fundação Henrich Boll Brasil, desenvolveu o Mapa dos Territórios da Internet que deixa vísiveis as camadas de gênero, sexualidade, raça, classe, etnia, cultura e nacionalidade presentes na arquitetura da rede, estratégicas para a disputa por seu território.

É possível checar as referências usadas para montar o mapa, que está disponível para download e impressão em português e em inglês.

Clique aqui, para acessá-lo.

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
11 + 6 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.