Ciência Aberta, olhares de Portugal, Espanha e Brasil

Sob a lente da Ciência AbertaAcaba de ser lançado o e-book "Sob da lente da Ciência Aberta, olhares de Portugal, Espanha e Brasil", editado pela Universidade de Coimbra.

A publicação aborda uma série de temas desse campo, como as políticas de Ciência Aberta na Europa, os modelos tradicionais e novos de validação do conhecimento, experiências de dados abertos, Ciência Aberta e direitos autorais, entre outros.

Em destaque o artigo das brasileiras Sarita Albagli e Luana Rocha, "Ciência cidadã no Brasil: um estudo exploratório", que traz um panorama das agendas de pesquisas e ações desenvolvidas no País, caracterizando seus principais eixos temáticos e estratégias, e apresentando as questões emergentes nesse campo.

Na abertura, Delfim Leão, professor da Universidade de Coimbra, destaca o momentum da Ciência Aberta no mundo:

"Ainda que estas reflexões preliminares tenham começado por ser motivadas por um contexto epocal concreto que todos desejam rele­gar quanto antes para o passado, servem sobretudo para reconhecer que as razões para se reforçar a aposta na Ciência Aberta atingiram um ponto de não retorno, que claramente se projeta no futuro: as formas de gerir, gerar, transmitir e preservar conhecimento não mais voltarão a ser as mesmas. Delas dependerá a própria confiança na ciência enquanto ‘bem comum’ — de todos propriedade, por todos produzido e a todos abertamente disponibilizado —, que importa estimular e defender em toda a sua extensa linha de valor."

O e-book pode ser baixado aqui. 

 

Comentários

Ótima iniciativa

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
2 + 3 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.