Librevirus.cc

Por Bia Martins

Para quem gosta de ler, nada melhor do que explorar uma biblioteca em busca de leituras interessantes. Mas, em tempos de confinamento, isso fica bem mais complicado.

Ao mesmo tempo, a quarentena também tem se mostrado um período muito profícuo em trocas e partilhas de recursos, tanto online como offline, a fim de enfrentarmos juntos as dificuldades geradas pela pandemia.

Pensando em tudo isso, foi desenvolvido o projeto Librevirus.cc, um repositório de livrarias livres, que podem ser criadas por qualquer pessoa que queira compartilhar publicações digitais e aproveitar para aprender a fazer coisas por conta própria.

Para isso, há um passo-a-passo de como fazer um repositório próprio utilizando um RaspberryPi e um computador com conexão à Internet, e agregá-lo às chamadas bibliotecas confinadas.

Quem preferir pode só explorar as publicações das bibliotecas já conectadas ao projeto, como estas duas em destaque:

Ansible.librevirus.cc -  romances de ficção científica, fantasia e terror; livros de Linguística e criação literária.

Comunicacionabierta.librevirus.cc - cultura livre, hacking, Filosofia e outras humanidades.

Enquanto durar a quarentena e, por que não?, mesmo depois dela, aproveite para passear e desfrutar dessas bibliotecas livres.

Uma observação importante: como são repositórios mantidos nas casas das pessoas, pode ser que você não consiga acessá-lo em algum momento, por problemas de energia no local. Mas não desista, tente de novo em outro horário, pois vale muito a pena.

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
5 + 1 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.