Segura a Onda - inovação cidadã para enfrentar a pandemia

Segura a OndaPor Bia Martins

A plataforma Segura Onda, lançada em 27 de março, é um guia de iniciativas cidadãs para o enfrentamento à COVID-19, inovação social e resiliência cívica em tempos de pandemia, feita de forma coletiva e colaborativa por voluntários e aberta à participação de todos.

Inspirada no projeto espanhol Frena la Curva, a plataforma reúne um conjunto valioso de informações, desde dicas para lidar com a quarentena, referências de dados confiáveis sobre a pandemia, links de diversas iniciativas de ajuda mútua em diferentes cidades e regiões do país, contatos de redes independentes de consumo, além de redes de solidariedade para ajudar as populações mais ameaçadas.

Mas não para por aí. Há uma seção direcionada a questões de gênero relacionadas à pandemia, com um guia de informações do que fazer em casos de violência doméstica, um índice que vem aumentando dramaticamente em tempos de quarentena. Um fórum dedicado às questões de renda e aluguel, com orientações para negociação em caso de inadimplência, e outro sobre trabalho e renda.

Outro tema destacado é ciência e tecnologia com dados sobre pesquisas científicas, iniciativas de inovação aberta para o desenvolvimento de equipamentos médicos, além de um repositório de dados técnicos para a prototipação de tecnologias abertas para esses equipamentos.

O Segura a Onda tem atuado ainda em parceria com outras orgaizações em diferentes frentes. Uma delas é a Rede de Apoio às Famílias de Vítimas Fatais de Covid-19 no Brasil que oferece amparo imediato às famílias, desde contribuir para a preservação da memória dos mortos até orientações básicas para as providências de sepultamento, numa perspectiva de apoio profissional e humano. Outra é o Laboratório de Emergência COVID 19, uma parceria de diversas organizações e coletivos para criar iniciativas colaborativas para o enfrentamento da pandemia, especialmente voltadas às periferias rurais e urbanas.

No total, a plataforma soma hoje 281 tópicos postados por 155 usuários, e não para de ganhar novos colaboradores. Seu desafio agora é conseguir chegar a todas as regiões do país, pois ainda há pouca coisa da região Centro-Oeste e nada da região Norte. Para isso, tem feito uma campanha permanente pelas redes sociais.

E, você, quer ajudar esse projeto a crescer e oferecer essas informações estratégicas para mais gente em todo país?

Então, visite a plataforma, se registre e crie tópicos sobre iniciativas que você conhece na sua região. Acompanhe o Segura a Onda pelas redes e ajude a espalhar suas postagens.

Vamos juntos ajudar a baixar a curva da contaminação, ficando em casa com mais informações e recursos para enfrentar a crise do coronavírus.

Twitter: @seguraAondaBR
Facebook: seguraaondaBR
Instagram: @seguraaonda_br

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
5 + 15 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.