Colaboração entre arte e ciência

A Silo –  Arte e Latitude Rural  - organização que trabalha na articulação entre arte, ciência e tecnologia em zonas rurais e áreas periféricas - promoveu recentemente mais uma edição do projeto Resiliência: Residência Artística

A chamada se dirigiu a artistas, curadores e cientistas interessados em desenvolver seus trabalhos em espaços rurais e/ou de natureza exuberante, fora dos laboratórios de ciência e dos ateliers de arte. A residência foi realizada em território de Mata Atlântica, na Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari e no Planalto do Parque Nacional do Itatiaia. Conheça os residentes selecionados.

Artistas e cientistas têm métodos diferentes de trabalho, processos criativos distintos, além  de linguagens diversas. Por isso mesmo podem se beneficiar ao trabalharem juntos num espaço de pesquisa comum, criando pontes entre diferentes saberes e encontrando caminhos originais que podem surgir a partir desse rico diálogo entre a arte e a ciência.

Como parte do projeto, foi realizado um ciclo de conversas online entre artistas e cientistas, buscando aprofundar alguns tópicos que estão na base do trabalho desenvolvido pelas diretoras da Silo já há mais de 10 anos.  

A primeira conversa teve como tema "Como a arte pode influenciar a ciência?", levantando algumas questões de fundo: como promover o trabalho conjunto entre dois pensamentos diferentes, o artístico e o científico, que não seja meramente instrumental; a contribuição do pensamento lateral e do conhecimento tácito para a pesquisa científica; como fortalecer esse tipo de iniciativa aqui no país etc. 

Além de muitos exemplos do que já vem sendo feito pelo mundo afora nessa linha de colaboração entre arte e ciência. Um deles foi o trabalho Particle Falls (2015), de Andrea Polli, que mede a menor e mais perigosa partícula de poluição no meio ambiente, projetando o resultado em tempo real em uma cascata luminosa na fachada do prédio da AT&T em San Jose, Califórnia.

Andrea Polli: Particle Falls from Public Art Lab on Vimeo.

A Silo se consolida como a principal referência no país na promoção da colaboração entre artistas e cientistas. Importante prestigiar e divulgar o seu trabalho.

Você pode conferir o ciclo de conversas no canal da Silo no Youtube.

Vale também conhecer o registro das residências já realizadas.