Conector Ciência, democratizando o acesso ao microscópio

Por Bia Martins

Uma das formas de democratizar a ciência é facilitando o acesso e a apropriação de instrumentos de investigação científica. Essa é a proposta do projeto Conectar Ciência que promove oficinas em escolas e universidades para a criação de microscópios digitais no estilo Faça Você Mesmo (Do It Yourself).

Por trás dessa iniciativa estão o biólogo brasileiro Filipe Oliveira e o designer finlandês Tuomas Saikkonen. Eles acreditam que a criação desses instrumentos pelos próprios alunos pode reduzir as desigualdades no acesso ao conhecimento e melhorar o desempenho de estudantes brasileiros no aprendizado e uso da ciência, além de poder também estimular o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica.

Trabalhando com materiais reutilizados e acessíveis, é possível criar diversos tipos de microscópios de baixo custo mas com boa qualidade. Um deles é o Foldscope, feito de papel resinado e micro lentes com qualidade ótica semelhante aos microscópios convencionais. O instrumento é montado como um origami ao custo aproximado de U$ 1.

Assista a uma matéria da New Yorker sobre o Foldscope (em inglês)

O microscópio revela os detalhes de um mundo invisível a olho nu, permitindo que se conheça mais a fundo a própria realidade, como a qualidade da água que se consome, por exemplo. Foi o que aconteceu na oficina realizada em uma escola no interior da Bahia, na região da Chapada Diamantina, quando as crianças puderam desvendar um pouco do mundo ao seu redor.

O projeto emprega metodologia com foco em aprendizagem colaborativa a fim de estimular o pensamento e a criatividade dos alunos. Afinal, mais do que possibilitar a exploração de um universo desconhecido, o microscópio desperta a curiosidade que, por sua vez, pode se desdobrar na invenção dos mais diversos usos para a instrumento. 

Assista ao vídeo sobre a oficina na escola da Chapada Diamantina:

De acordo com o site do projeto, já foram realizadas 37 oficinas que alcançaram 850 participantes. Este ano estão sendo realizadas conversas abertas sobre o tema em parceria com o Hub de Inovação da UFRJ. Para mais informações sobre o evento, acesse: https://www.facebook.com/events/1216684465132922/

Mais informações sobre o projeto em www.conecien.com

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
11 + 3 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.