Bia Martins

Sou jornalista por formação e pesquisadora por vocação. A proposta é unir as duas coisas aqui neste site.

Desde 1995, trabalho com projetos para internet. Meu interesse em entender mais profundamente a comunicação em rede me levou para o mestrado, onde desenvolvi a pesquisa “Cooperação e Controle na Rede: um estudo de caso do website Slashdot”.

Em seguida, dando aula, me veio o tema da pesquisa de doutorado: “Autoria em rede – Um estudo dos processos autorais interativos de escrita nas redes de comunicação”.

No meio disso, criei o blog Autoria em Rede, que mantive por seis anos. Deixei no ar como um repositório de referências, sem mais atualizações.

A melhor coisa do blog foi conhecer pessoas com interesses afins e encontrar interlocutores. O principal deles foi o Reynaldo Carvalho, que eu trouxe para esta empreitada comigo.

Acabo de concluir a pesquisa de pós-doc "Um estudo dos hackerspaces brasileiros como espaços comunitários de produção de conhecimento", no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBCT e UFRJ, com supervisão da professora Sarita Albagli. 

Atualmente faço parte do grupo de pesquisa Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (Liinc), vinculado ao IBICT e UFRJ.

Continuo à procura de mais interlocutores e parceiros. Se você quer conversar, entre na roda!

Pra saber mais sobre mim:

Carreira acadêmica (Currículo Lattes)

Artigos (Academia.edu)

Dissertação (PPGCOM ECO/UFRJ)

Tese (PPGCOM/USP)

Livro (Google Books)