FIB11

26 de Julho de 2021 - segunda-feira

FIB11

Foi divulgada a programação do 11 º Fórum da Internet no Brasil (FIB), que será realizado de 26 a 30 de julho. Como na edição do ano passado, o evento será totalmente online devido à pandemia.

O FIB é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Naçãoes Unidas, para incentivar o debate sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão da Internet no Brasil de acordo com os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade.

Todos os setores de representação do Comitê Gestor da Internet – Governamental, Empresarial, Terceiro Setor, e Comunidade Científica e Tecnológica – puderam enviar propostas de workshops através de chamada pública para a construção da programação de forma colaborativa.

Das 65 propostas recebidas, foram selecionadas 20. O tema mais presente é a proteção de dados, com  nada menos que seis mesas dedicadas a diversos aspectos dessa questão. Mas outras mesas também merecem ser destacadas:

A plataformização das Políticas Sociais no Brasil: Tecnologias da Informação e aprofundamento das desigualdades
Essa mesa se propõe a compreender como a opção pela plataformização de determinadas políticas públicas direcionadas a segmentos vulnerabilizados da sociedade agrava múltiplas desigualdades. Para isso, a princípio serão analisados dois temas específicos e atuais – o auxílio emergencial e as discussões sobre mudanças no Cadastro Único (CadÚnico) – aprofundados por reflexões gerais sobre tecnologias da informação e comunicação e questões raciais, sociais, territoriais e de gênero.

Desinformação, redes sociais e eleições 2022: análises e perspectivasO workshop pretende debater o papel das redes sociais no processo de desinformação e propor medidas a serem adotadas para o seu combate nas eleições de 2022. A ideia é avaliar as experiências brasileiras sobre o tema, para pensar em possíveis formas de mitigação do problema.

JANELA DOS POVOS: Perspectivas de inclusão digital a partir do olhar dos povos indígenas, tradicionais e rurais.
Essa oficina irá promover o debate acerca das experiências, perspectivas e possibilidades de uso da internet para os povos indígenas, tradicionais e rurais, bem como trazer conhecimento sobre desafios enfrentados, como o de acesso ou de integração das tecnologias com a matriz cultural ancestral. O espaço será ocupado predominantemente e com protagonismo pelos representantes dos povos.

Confira a programação completa aqui: https://forumdainternet.cgi.br/workshops-selecionados-fib11/

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
6 + 7 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.